Curso

Curso teórico Ilustração

Parte 1

Meninas e bichos no fio das histórias

Os mitos, lendas e contos tradicionais, são formas de “coisas vistas”, mesmo quando nunca presenciadas. Mergulham nas raízes mais profundas do inconsciente e da memória intemporal que os sonhos guardam, como uma brisa imaginária de cantos e danças que encontram âncoras diferentes ao longo dos tempos. Ilustrar significa trazer algo à luz e é também um meio de tornar visível o que a letra mata.

O curso aborda o fio que liga as mais antigas evocações iniciáticas de entrada na vida adulta:o sentido das ninfas e o furor que elas provocam (como Roberto Calasso bem descreveu), o encantamento e turbilhão que das ninfas da Antiguidade Greco-Latina transita para as musas inspiradoras dos artistas, o sono/sonho das belas adormecidas, o encontro entre rapazes, raparigas e bichos, as metamorfoses que emergem nas jovens que também são bicho.

“Manekas” e manequins da literatura, arte, ilustração; viagens iniciáticas de Alice e Pinóquio; o estranho mundo das Vivian Girls; os imprevistos de desejo, do medo, das pulsões que matam o que mais se deseja – mas também a catarse pacificadora e o amor que fecha o ciclo iniciático.

Imagem: Lewis Carroll, Alice

Parte II- Desígnios e desenhos da imaginação